sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MODELO DE PLANO ANUAL - JARDIM II



MODELO DE PLANO ANUAL - JARDIM II

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PESSOAL, ESTE É MAIS UM MODELO DE PLANO ANUAL QUE PEGUEI NA NET NO BLOG http://jardimdatiadani.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-16T08:43:00-08:00&max-results=20. O PLANO FOI FEITO POR DUAS PROFESSORAS ( Andreia Dedeana) E ESTÁ MUITO BOM E ELAS UTILIZARAM OS CONHECIMENTOS DO RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) MUITO BEM. ENTÃO, APROVEITEM.

PLANO DE ENSINO - JARDIM II - INTEGRAL

Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:
• . Linguagem oral
• . Linguagem escrita
-Artes:
• Expressão plástica
• Expressão corporal
• Música
- Matemática
- Conhecimento de Mundo:
• . Ciências naturais
• . Ciências sociais
Objetivos:
- Conhecimento Lingüístico:
• Saber usar a língua como veículo de comunicação;
• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;
• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;
• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;
• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;
• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;
• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;
• Desenvolver a coordenação motora;
• Desenvolver a criatividade;
• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.
- Estratégias:
• Roda da conversa;
• Utilização de crachá;
• Alfabeto móvel;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);
• Leitura compartilhada;
• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);
• Pesquisa, recorte e colagem.
Objetivos:
- Matemática:
• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;
• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;
• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;
• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).
Estratégias:
• Exploração do calendário;
• Bingo de números e quantidades;
• Uso de material concreto para contagem;
• Atividades mimiografadas;
• Jogos diversos;
• Brincadeiras;
• Pesquisas, recorte e colagem.
Objetivos:
- Artes:
• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;
• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;
• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
• Conhecer e ordenar seus movimentos;
Estratégias:
• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;
• Ouvir as músicas para apreciação;
• Cantar vivenciando os movimentos da música;
• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.
Objetivos: 

- Conhecimento de Mundo:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
Estratégias:
• Roda da conversa;
• Confecção de cartazes;
• Atividades mimiografadas;
• Atividades que envolvam a observação;
• Levantamento dos conhecimentos prévios;
• Uso de músicas e filmes sobre o tema;
• Pesquisas, recortes e colagens.
Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo: 
1. Artes:
• 1º semestre – Tarsila do Amaral.
• 2º semestre – Romero Brito.
2. Eca:
• Mês de outubro.
3. Movpaz:
• Todo o ano letivo.
Fevereiro
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:
Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;
• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;
• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• histórias;
• Interações através da linguagem;
• descrição de cenas em família;
• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.
. Linguagem escrita:
• desenho da criança, familiares.
• reconhecimento e escrita do nome;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• massa de modelar;
• giz de cera;
• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;
• recorte com a mão e tesoura;
• uso correto da cola;
• colagem de papel picado.
. Expressão corporal e musical:
• movimento do corpo com uso de música;
• brincadeiras sobre valores;
• músicas envolvendo o nome das crianças.
Matemática:
• número de irmãos;
• relações de parentesco;
• seriação (tamanho, idade);
• classificação (objetos de uso da família);
• exploração de conhecimento do corpo;
• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;
• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);
• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);
• figura geométrica (quadrado);
• cores primárias;
• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.
Conhecimento de Mundo:
. Ciências naturais:
• ser humano;
• conhecimento das etapas da vida;
• conhecimento das partes do corpo;
• exploração dos órgãos dos sentidos;
• necessidades do homem (água, alimento, ar);
• higiene do corpo.
Ciências naturais:
• conhecimento das verduras, legumes, frutas;
• como consumi-los;
• como são preparados;
• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).
. Ciências sociais:
• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):
• quem produz;
• onde vende.
• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);
• as diferentes profissões;
• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);
• ser generoso (Projeto Movpaz).
Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural
Justificativa:
Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.
Objetivos: específicos;
• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;
• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.

Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• músicas típicas;
• lendas;
• origem da quadrilha;
• fogos de artifício, balão, bombinha;
• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);
• a origem da festa junina (folclore).
. Linguagem escrita:
• pesquisa de comidas típicas;
• convites;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
Expressão plástica:
• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).
• quebra cabeça;
• construção de dobraduras juninas;
• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);
• confecção de bandeirinhas.
. Expressão corporal e musical:
• danças juninas;
• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;
• cantar músicas folclóricas com gestos.
Matemática:
• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),
doces, etc);
• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;
• sequenciação de formatos de bandeirinhas.
. Ciências naturais:
• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);
• como é o sítio;
• como é a cidade.
. Ciências sociais:
• a importância do trabalho agrícola;
• a interdependência da zona urbana e rural;
• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).
Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores
Justificativa:
Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.
Objetivos: específicos:
• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:
• ampliação do vocabulário;
• conversas sobre os trabalhos;
• histórias.
. Linguagem escrita:
• escrita de palavras significativas;
• desenhos de histórias;
• desenho livre.
. Expressão plástica:
• recorte/colagem;
• trabalho com massinha (livre);
• pintura (livre);
• cores (mistura de cores já trabalhadas).
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;
• localizar a direção do som.
Matemática:
• números (referente aos conteúdos já trabalhados);
• jogos.
.Conhecimento natural:
• alimentos;
• higiene.
. Conhecimento social:
• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.
Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água
Justificativa:
Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.
Valorizar e respeitar o pai.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;
• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;
• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;
Conteúdo;
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;

• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);
• histórias;
• lendas;
• pesquisa e música para o Papai.
. Linguagem escrita:
• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;
• desenho (Piracicaba – folclore);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
. Expressão plástica:
• dobraduras;
• pintura – lembrança para o Papai;
• modelagem;
• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras folclóricas;
• executar movimentos simples de braços imitando o professor;
• músicas populares e comemorativas.
Matemática:
• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;
• nossa cidade ontem e hoje.
.Conhecimento natural:
• Rio Piracicaba – água;
• importância da água no meio ambiente;
• peixes;
• lixo.
. Conhecimento social:
• Rio Piracicaba – ontem e hoje;
• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;
• importância da água na vida das pessoas;
• como preservar o rio;
• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).
Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano
Justificativa:
Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• música;
• histórias;
• pesquisa.
. Linguagem escrita:
• desenho;
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• colagem de galhos;
• confecção de dobraduras;
• pintura com esponja.
. Expressão corporal e musical:
• dramatização das estações do ano;
• escutar músicas clássicas.
Matemática:
• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);
• classificação (folhas, sementes);
• percepção da forma como atributo dos objetos;
• seqüências (trabalhar com sementes);
• comparação de quantidades;
• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).
.Conhecimento natural:
• clima (em cada estação);
• dia e noite;
• partes da planta;
• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).
. Conhecimento social:
• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);
• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).
Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:
Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.
Objetivos: específicos:
• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;
• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.

• músicas diversas;
• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem escrita:
• desenho (montagem de cartaz);
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.
Expressão plástica:
• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);
• construção (brinquedos);
• pintura com giz molhado;
• dobraduras de animais.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);
• representação (teatro, música).
Matemática:
• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);
• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).

.Conhecimento natural:
• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.

Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)

Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito

Justificativa:
Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.
.
Objetivos: específicos:
• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;
• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.
Conteúdo:
Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• histórias;
• conversas interativas;
• ampliação de vocabulário.
. Linguagem escrita:
• produção de álbuns;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
• desenho.
. Expressão plástica:
• pinturas;
• montagem (semáforo);
• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);
• massa de modelar;
• Construção de painel sobre diversidade cultural.
. Expressão corporal e musical:
• brincadeiras;
• dramatização (sinais de trânsito);
• participação de jogos cantados.
Matemática:
• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);
• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);
• idéia de quantidade;
• idéia de juntar e tirar quantidades.
.Conhecimento natural:
• importância da boa convivência com pessoas diferentes;
• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).
. Conhecimento social:
• as ruas, avenidas, pistas (utilização);
• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;
• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).
Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).
Justificativa:
Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.
Objetivos: específicos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.
Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• músicas natalinas e hino;
• histórias;
• conversas.
. Linguagem escrita:
• desenho (cartão);
• produção de livros;
• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;
. Expressão plástica:
• confecção de cartões;
• pinturas;
• montagem de árvore de natal;
• dobraduras;
• construção de painel com tema Movpaz.
Expressão corporal e musical:
• dança;
• representação;
• brincadeiras.
Matemática:
• seqüências numéricas (bolas coloridas);
• cores (enfeites).
.Conhecimento natural;
• alimentação (festa natalina);
• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.
. Conhecimento social:
• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;
• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.
OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.
OBS2: O planejamento é flexível.
AVALIAÇÃO
Objetivos:
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados. 

FONTE: http://jardimdatiadani.blogspot.com



Planejamento Anual Jardim II


JARDIM II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM OBJETIVO 1. Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança. 2. Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos. 3. Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto. 4. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita. 5. Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio. 6. Iniciação as famílias silábicas. CONTEÚDO • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc. • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais. • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos. • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva). • Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio. ESTRATÉGIA • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar. • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc. • Histórias, músicas, vídeo e livros. • Atividades com sucatas (ex: embalagens). • Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos. Correção das lições e atividades. Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos. MATEMÁTICA – JARDIM II OBJETIVO 1. Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem. 2. Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc. 3. Desenvolver raciocínio lógico-matemático. 4. Desenvolver o processo de adição. CONTEÚDO • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação. • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio. • Operação com Números: adição: total até 9. • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado). • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito. • Fração: inteiro/metade. ESTRATÉGIA 1. Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas. 2. Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números. 3. Recorte, colagem e pintura. 4. Atividade com sucatas. 5. Músicas e histórias. 6. Jogos, brincadeiras e material pedagógico. AVALIAÇÃO Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem. Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático. ARTES PLÁSTICAS OBJETIVO • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações. • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando. • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos. • Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia. CONTEÚDO • Desenho. • Pintura. • Impressão. • Recorte. • Alinhavo. • Tapeçaria. • Colagem. • Modelagem. • Dobradura. • Montagem. • Construção. ESTRATÉGIA 1. Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem. 2. Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores. 3. Revista, jornal e sucata. 4. Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc. AVALIAÇÃO Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação. CIÊNCIAS OBJETIVO 1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções. 2. Formar bons hábitos de higiene e saúde. 3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos. 4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas. 5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais. 6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida. 7. Explorar o ambiente em que vive. CONTEÚDO • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. • Alimento/Culinária. • Plantas/Horticultura. • Animais. • ESTRATÉGIA • Explorar o meio em que estamos. • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas. • Pinturas colagens, recortes. • Horta. • Passeios, excursões. • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras). • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas. • Alimentos (frutas, verduras, legumes). AVALIAÇÃO Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc. INTEGRAÇÃO SOCIAL OBJETIVO 1. Adaptar a criança à escola e à vida social. 2. Promover condições de um convívio agradável. 3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação. 4. Adquirir habilidades sociais. 5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si. 6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho. CONTEÚDO • Eu/Família. • Casa/Comunidade. • Escola. • Meios de Transporte/Meios de Comunicação. • Datas Comemorativas: • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. ESTRATÉGIA 1. Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens. 2. Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios. AVALIAÇÃO Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade. INGLÊS OBJETIVO 1. Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês). 2. Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem. 3. Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas. CONTEÚDO • Cores. • Números. • Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc. • Músicas. ESTRATÉGIA • Vídeo. • Cartazes. • Desenhos. • Atividades gráficas. • Pintura, colagem e recorte. AVALIAÇÃO Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão. Pronúncia e o interesse. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS 1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. Permitir que a criança seja independente. 3. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 4. Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 5. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 6. Mante-la ocupada. 7. Levar a criança a participar das atividades de grupo. 

JARDIM II (4 a 5 anos)

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVO
1.                 Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2.                 Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3.                 Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4.                 Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

CONTEÚDO
·         Linguagem oral:
ü  Ampliação do vocabulário.
ü  Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü  Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
ü  Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü  Vincular o discurso oral com o texto escrito.
ü  Relatar desagrados, desejos e necessidades.
  • Linguagem escrita
·                     Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividades gráficas, entre outras.
·                     Nome.
·                     Vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
·                     Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto.

MATEMÁTICA
OBJETIVO
1.                 Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2.                 Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3.                 Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4.                 Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO
·                     Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
·                     Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
·                     Operação com Números: adição: total até 9.
·                     Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
·                     Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
·                     Fração: inteiro/metade.

ARTES
OBJETIVO
·                     Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
·                     Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
·                     Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
·                     Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO
·                     Desenho.
·                     Pintura.
·                     Impressão.
·                     Recorte.
·                     Alinhavo.
·                     Tapeçaria.
·                     Colagem.
·                     Modelagem.
·                     Dobradura.
·                     Montagem.
·                     Construção.

CIÊNCIAS
OBJETIVO
1.                 Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2.                 Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3.                 Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4.                 Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5.                 Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6.                 Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7.                 Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO
·                     As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
·                     Alimento/Culinária.
·                     Plantas/Horticultura.
·                     Animais.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
1.                 Adaptar a criança à escola e à vida social.
2.                 Promover condições de um convívio agradável.
3.                 Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4.                 Adquirir habilidades sociais.
5.                 Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6.                 Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO
·                     Eu/Família.
·                     Casa/Comunidade.
·                     Escola.
·                     Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
·                     Datas Comemorativas:
·                     (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.


ESTRATÉGIA
  • Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
·                     Confeccionar cartazes, murais.
·                     parlendas, poesias e etc.
·                     Histórias, músicas, vídeo e livros.
·                     Atividades com sucatas (ex: embalagens).
·                     Jogos, brincadeiras.
  • Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  • Revista, jornal e sucata.
  • Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos.
  • Festas, exposição, excursão ou passeios.

AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação

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