segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Avaliação Diagnóstica 1º ao 3º ano Revista Nova Escol


Avaliação Diagnóstica  1º ao 3º ano Revista Nova Escola

A Revista Nova Escola do mês de Janeiro/Fevereiro 2010 trouxe uma reportagem de capa tratando de um assunto importantíssimo para o início do ano letivo, e que também já falamos aqui no Aprende Minas que é o diagnóstico inicial. Na matéria Elabore Um Planejamento Flexível você encontrará informações de como elaborar o planejamento utilizando a Avaliação Diagnóstica.

Apresento a seguir 39 sugestões de questões que podem ser usadas como Avaliação Diagnóstica para os alunos do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano). 
O objetivo destas questões não está na classificação dos alunos quanto à quantidade de erros de cada um, é necessário fazer uma análise mais profunda do resultado da avaliação, pois seu objetivo é saber o que os alunos já sabem/dominam para que o professor tenha um ponto de partida para seu planejamento.

Cada questão possui um grau crescente de dificuldade. É interessante que o professor selecione as atividades de acordo com o ano de escolaridade de cada aluno. Por exemplo, alunos que estão iniciando o Ciclo da Alfabetização ainda não dão conta de responder questões como as de número 32, 33, 34 entre outras, pois estes alunos estão no início do processo.

Na próxima postagem estarei disponibilizando a Matriz de Referência da Avaliação Diagnóstica. Através dela o professor fará a correção das 39 questões sugeridas e poderá compreender qual é a lógica que cada aluno utiliza para compreender o processo de Leitura e de Escrita. Por exemplo, o professor, através da análise do resultado, poderá identificar quais são os alunos que já fazem distinção entre letras e números; quais são os que já compreenderam o direcionamento e alinhamento da escrita; os que identificam rimas, sílabas; entre outras habilidades que podem ser conferidas na Matriz.

Confira agora a sugestão das questões para o diagnóstico:

(As imagens foram retiradas do material:
Pró-letramento / Alfabetização e Linguagem - MEC/SEB - 2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário