sábado, 21 de janeiro de 2012

2) PLANEJAMENTO ANUAL - 4º ANO


PLANEJAMENTO ANUAL - 4º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL Turma: 4º

Língua Portuguesa


 1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:
Desenvolvimento:
Avaliação:
. Alfabeto.
- ordem alfabética.
. Encontro vocálico.
- ditongo;
- tritongo;
- hiato.
. Encontro consonantal.
. Redação.
. Número de sílabas.
. Interpretação de Textos.
. Sílaba tônica.
. Dígrafo.
. Sinônimos e antônimos.
. Ler e escrever o alfabeto minúsculo e maiúsculo.
. Identificar encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo.
. Ler e gravar palavras com as dificuldades estudadas.
. Compor frases a partir de gravuras.
. Ler com entonação e ritmo.
. Descobrir a idéia principal do texto.
. Responder a questões de compreensão do texto.
. Emitir opiniões sobre a história.
. Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais.
. Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
- Listagem dos nomes dos alunos da turma;
- Pesquisas de textos de jornais e revistas;
- Cartazes;
- Dramatização de ações.
. Observação direta.
. Auto-correção.
. Atividades orais e escritas.
. Testes.
. Ortografia.
. Leitura silenciosa e oral.

 2° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Desenvolvimento:
Avaliação:
* Acentos:
- agudo,
- circunflexo.
* Emprego de til.
* Sinais de pontuação.
* Tipos de frases:
- afirmativa
- negativa
- interrogativa
- exclamativa
* Artigos:
- definido
- indefinido
* Substantivos:
- próprio e comum
- simples e composto
- primitivo e derivado
- coletivo.
. Ler com entonação e ritmo.
. Responder a questões de compreensão do texto.
. Emitir opiniões sobre o texto.
. Empregar corretamente o acento agudo e circunflexo.
. Empregar adequadamente o til.
. Empregar corretamente a pontuação estudada.
. Identificar e empregar os artigos definidos e indefinidos corretamente.
. Identificar, classificar e empregar os substantivos.
. Ler e grafar palavras com as dificuldades estudadas.
. Produzir textos.
- Conversa informal;
- Debate;
- Pesquisa;
- Sugestões trazidas pelos alunos;
- Análise minuciosa de texto para retirada de informações importantes;
- Caça-palavras,
- Salada de letras;
- Dramatização;
- Uso do dicionário.
. Observação direta.
. Auto-correção.
. Atividades orais e escritas.
. Testes.
. Leitura silenciosa, oral e interpretativa.
. Ortografia.
. Redação.

 3° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Substantivos:
- Grau,
- Gênero,
- Número.
. Sinais de pontuação.
. Adjetivos.
. Graus do adjetivo.
. Numeral.
. Ler com entonação e ritmo.
. Descobrir a idéia principal do texto.
. Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais.
. Identificar e empregar o gênero do substantivo.
. Reconhecer e grafar substantivos no singular e no plural.
. Empregar corretamente os graus aumentativos e diminutivos.
. Usar corretamente os sinais de pontuação.
. Identificar adjetivos.
. Empregar adjetivos nos graus comparativos e superlativos.
. Identificar e empregar corretamente os numerais.
. Ler e escrever palavras com as dificuldades estudadas.
. Criar textos com apoio de ilustrações.
. Conversas
. Discussão de notícias em jornais e revistas
. Poesias
. Coro falado
. Textos informativos
. Contos
Cartazes
. Caça-palavras
. Pesquisas
. Observação direta e individual.
. Atividades orais e escritas.
.Testes.
. Leitura, oral, silenciosa e interpretativa.
. Ortografia.
. Redação.


 4° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Numeral.
. Leitura oral e interpretativa.
. Pronome pessoal do caso:
- reto,
- oblíquo
- e de tratamento.
. Verbos e tempos verbais.
. Verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugação.
. Sujeito e predicado.
. Ortografia.
. Redação.
. Ler corretamente, obedecendo à pontuação.
. Emitir opiniões sobre a história.
. Descobrir a idéia principal do texto.
. Identificar e empregar os pronomes pessoais dos casos retos, oblíquos e de tratamento.
. Identificar os verbos nas frases.
. Determinar o tempo da ação verbal.
. Identificar os verbos de 1ª, 2ª e 3ª conjugação.
. Identificar o sujeito e predicado da oração.
. Treinar e distinguir formas gráficas e fonemas.
. Redigir bilhetes, cartas, etc.
. Criar histórias e narrá-las por escrito.
- Produção de textos a partir de gravuras;
- Confecção de cartazes utilizando notícias;
- Leitura de letras de músicas;
- Produção de acróstico;
- Leitura visual de gravuras;
- Discussão de temas.
. Observação direta.
. Autocorreção.
. Atividades orais e escritas.
. Testes.

Matemática


 1° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Conjuntos.
. Sistema de numeração decimal.
. Numeração romana.
. Números ordinais.
. Operações fundamentais:
- Adição,
- Subtração.
. Medidas de comprimento.
. Curvas.
. Curvas simples.
. Segmento de reta.
. Identificar conjuntos.
. Representar conjuntos, usando material concreto, desenhos, diagramas e forma analítica.
. Estabelecer relação de pertinência entre elemento e conjunto.
. Identificar subconjunto de um conjunto.
. Ler e representar números de até 6 algarismos.
. Identificar ordens e classes de um numeral até 6 algarismos.
. Ler e registrar numerais, usando letras do sistema romano de numeração.
. Ler e registrar numerais decimais até 100.
. Efetuar adição de duas ou mais parcelas sem e com reserva.
. Efetuar subtração com agrupamento.
. Verificar a exatidão da adição e da subtração através da operação inversa.
. Reconhecer o metro e o centímetro.
. Estabelecer semelhanças e diferenças entre curvas e classificá-las.
. Identificar segmento de reta.
- Recorte de números de jornais e revistas;
- Elaboração de lista com números de telefone;
- Uso de calculadoras para que façam aparecer no visor números escritos no quadro ou oralmente;
- Observação da numeração das casas da rua onde moram, onde começa e onde termina;
- Pesquisa de preços de mercadorias;
- Uso do calendário para o mês;
- Leitura escrita das horas;
- Reconhecimento dos dias da semana, bimestre, trimestre e semestre com auxílio do calendário.
. Observação.
. Atividades orais e escritas.
. Jogos e brincadeiras.
. Autocorreção.
. Testes.

 2° Bimestre


Conteúdos
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Operações fundamentais:
- Multiplicação,
- Divisão.
. Sentença matemática e problemas.
. Medidas de massa.
. A reta.
- Retas concorrentes e paralelas.
. Realizar multiplicação com multiplicador de um algarismo, sem e com reserva.
. Realizar multiplicação por 10, 100 e 1000.
. Efetuar divisões aproximadas.
. Resolver sentenças envolvendo as quatro operações.
Resolver problemas envolvendo “dobro”, “triplo”... de uma quantidade.
. Resolver problemas que envolvam unidades de massa.
.Identificar retas concorrentes e paralelas.
- Confecção de caracteres;
- Utilização de jogos, bingos, boliches, etc;
- Fichas numéricas;
- Uso de encartes de supermercados;
- Pesquisas de preços de passagens de meios de transportes;
- Pesquisas de mercadorias.
. Observação direta.
.Atividades escritas.
. Jogos.
. Testes.

 3° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Números racionais.
. Leitura de uma fração.
. Frações próprias e impróprias.
. Comparação de frações.
. Fração de uma quantidade.
. Medida de capacidade.
. Polígonos.
. Identificar as partes fracionárias.
. Ler frações corretamente, identificando numerador e denominador.
. Determinar frações equivalentes.
. Adicionar e subtrair racionais representados por frações.
. Calcular frações de uma quantidade.
. Identificar a unidade fundamental e o instrumento usado para medir a capacidade.
. Classificar os polígonos quanto ao numero de lados.
- Situações-problemas;
- Cruzadinha;
- Cartazes;
- Loteria.
. Perguntas objetivas.
. Atividades escritas.
. Observação direta.
. Testes.

 4° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Números decimais (décimos e centésimos).
. Leitura e escrita de decimais.
. Adição e subtração.
. Multiplicação de decimais por um número natural.
. Medida de tempo.
. Perímetro de um polígono.
. Quadrilátero.
. Reconhecer uma fração decimal.
. Ler e registrar decimais de 1ª e 2ª ordem.
. Efetuar adição e subtração de números decimais.
. Resolver a multiplicação de um número natural por um número decimal.
. Identificar ano, mês, dia, hora, minuto e segundo como unidade de medida de tempo.
. Reconhecer o relógio e o calendário como instrumentos de medida de tempo.
. Reconhecer como quadrilátero o polígono de quatro lados.
. Calcular perímetros de um polígono.
- Uso de instrumentos de medidas;
- Pesquisas de preços;
- Maquetes;
- Feirinhas;
- Cartazes.
. Observação direta.
. Atividades escritas.
. Autocorreção.
. Testes.

Ciências Naturais


 1° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. O universo.
. Os astros.
. Sistema solar.
. A Terra:
- Os movimentos da terra.
. Os estados físicos da matéria:
- Solo, água e ar.
. Conceituar sistema solar.
. Identificar estrelas, planetas e satélites.
. Reconhecer os movimentos da Terra.
. Identificar os estados da matéria.
. Perceber que a Terra é formada por terra, água e ar.
- Observação do meio ambiente;
- Reaproveitamento de sucatas;
- Pesquisas;
- Exploração de diversos tipos de solos;
- Experiências.
. Observação individual.
. Atividades escritas e orais.
. Autocorreção.
.Testes.
 2° Bimestre
Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Solo:
- Formação do solo.
- Tipos de solo.
. Preparo do solo:
- Erosão.
- Água.
. Estados físicos da água:
- Mudanças do estado físico da água.
- Qualidade da água.
- Ciclo da água.
. Ar:
- Características do ar.
. O vento:
- Temperatura e umidade do ar.
- Previsão do tempo.
- Peso e pressão do ar.
- Poluição do ar.
. Identificar diferentes tipos de solo e a sua formação.
. Identificar formas de correção do solo.
. Conceituar erosão.
. Reconhecer a importância da água para os seres vivos.
. Identificar os estados físicos da água e suas mudanças provocadas pela temperatura.
. Reconhecer água potável e poluída.
. Identificar o ciclo da água na natureza.
. Identificar as características do ar.
. Conceituar vento e reconhecer utilidades e prejuízos que ele pode causar ao homem.
. Reconhecer a importância da previsão do tempo.
. Identificar causas da poluição do ar e formas para evitar.
-Experiências;
- Observação do meio ambiental;
- Conversa informal;
- Pesquisas;
- Cartazes.
. Observação.
. Atividades orais e escritas.
. Autocorreção.
. Testes.

 3° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Os Vegetais:
- As partes do vegetal,
- Fotossíntese,
- Reprodução dos vegetais.
. Os Animais:
- Animais úteis aos homens,
- Animais prejudiciais aos homens,
- Reprodução dos animais.
. Reconhecer as partes do vegetal e a função de cada uma dessas partes.
. Reconhecer que as plantas com clorofila produzem alimentos.
. Reconhecer que as plantas se reproduzem a partir de sementes ou mudas.
. Reconhecer que os animais são seres vivos.
. Classificar os animais conforme sua alimentação.
. Reconhecer a utilidade dos animais para a vida do homem.
. Identificar animais que causam prejuízos ao homem.
. Perceber as formas de reprodução dos animais.
- Leitura de textos informativos;
- Pesquisas;
- Quebra-cabeças;
- Cruzadinhas;
- Conversa informal;
- Cartazes.
. Observação.
. Conversa informal.
. Atividades orais e escritas.

 4° Bimestre
Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Higiene e saúde:
. Alimentação e
Vitaminas,
. Hábitos de higiene.
. Saneamento básico.
. Verminose.
. Acidentes.
. Primeiros -Socorros.
. Evidenciar a necessidade de se formar hábitos de higiene pessoal, material e social.
. Identificar os grupos de alimentos indispensáveis à saúde.
. Identificar as funções de algumas vitaminas.
. Reconhecer a importância do saneamento básico para a vida das pessoas e da comunidade.
. Identificar os principais vermes causadores da verminose e as principais formas de adquiri-las.
. Evidenciar a formação de hábitos para a prevenção de acidentes.
. Reconhecer a importância dos primeiros socorros.
- Pesquisas;
- Leituras de textos;
- Cruzadinhas;
- Cartazes;
-Dramatizações.
. Observação direta.
. Atividades escritas.
. Perguntas objetivas.
. Testes.

Geografia


1° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Nosso País.
. A Comunidade.
. O povo brasileiro.
. Os limites do município.
. Reconhecer a importância da e integração do homem na comunidade.
. Identificar e nomear os Estados e Territórios que compõem nosso País.
. Reconhecer a influencia das três raças na formação do povo brasileiro.
. Reconhecer que o município é formado pelas zonas: rural e urbana.
. Conceituar limites.
- Observações;
- Debates;
- Pesquisas;
- Cartazes.
. Observação direta.
. Atividades orais e escritas.
. Conversa informal.
. Testes.
















 2° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. A cidade:
- Zona urbana.
. O campo:
- Zona rural.
. Recursos naturais.
. Paisagens naturais.
. Reconhecer as características da zona rural e urbana.
. Constatar a importância de saber orientar-se pelo sol, pelo cruzeiro do sul e pela bússola.
. Identificar os elementos representativos dos recursos naturais.
. Reconhecer e nomear as principais formas de relevo.
- confecção de gráficos;
- Pesquisa;
- Debate;
- Cartazes.
. Observação direta.
. Argüição oral.
. Autocorreção.
. Atividades escritas.
. Testes.












 3° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. O Clima.
. A Vegetação.
. Pecuária e Agricultura.
. Extrativismo:
- Animal,
- Vegetal,
- Mineral.
. Indústria.
. Identificar fatores que determinam o clima de uma região.
. Reconhecer os diversos tipos de vegetação e suas características.
. Conceituar Agricultura e Pecuária.
. Reconhecer a importância da agricultura e pecuária para o progresso das indústrias e para a economia do país.
. Identificar extrativismo animal, vegetal e mineral.
. Conceituar matéria-prima, produtos industrializados e indústrias.
- Textos informativos;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Caça-palavras;
- Observação do ambiente;
- Confecção de maquetes.
. Observação direta.
. Atividades escritas.
. Autocorreção.
. Testes.


 4° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Comércio.
. Os Meios de Transportes.
. O Trânsito na zona urbana.
. Os Meios de Comunicação.
. Administração do Município.
. Conceituar comércio e reconhecer seu processo de desenvolvimento.
. Concluir sobre a importância dos meios de transportes.
. Reconhecer a importância da educação para o trânsito.
.Distinguir meios de comunicação feitos através da escrita, imagem e som.
. Identificar as autoridades do município e suas respectivas funções.
- Textos informativos;
- Pesquisas;
- Trabalhos manuais;
- Cartazes.
. Observação direta.
. Autocorreção.
. Atividades orais e escritas.
. Testes.



História


 1° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Descobrimento do Brasil.
. Primeiros habitantes do Brasil.
. Inconfidência mineira.
. Datas comemorativas:
- Monteiro Lobato,
- Fundação de Brasília,
- Páscoa.
. Reconhecer os principais fatos relacionados ao descobrimento.
. Reconhecer que os índios foram os primeiros habitantes e que, deles, herdamos alguns costumes.
. Identificar Tiradentes como um símbolo de liberdade para o povo brasileiro.
. Identificar as datas cívicas e reconhecer a importância delas.
- Pesquisas;
- Debates;
- Conversa informal;
- Dramatização;
- Construção de linhas de tempo, relacionados com a história local, regional e nacional do Brasil de hoje e de antigamente.
. Observação direta.
. Conversa informal.
. Atividades orais e escritas.

 2° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Capitanias hereditárias.
. O Governo Geral.
. Abolição da escravatura.
. Datas comemorativas:
- Trabalho,
- Mães,
- Escravos,
- Anchieta,
- Festas juninas.
. Identificar o sistema de Capitanias e os motivos de sua criação.
. Nomear os primeiros governadores gerais do Brasil.
. Reconhecer que já houve trabalho escravo no Brasil.
. Reconhecer e participar das datas comemorativas junto à escola, à família e à escola.
- Cartazes;
- Jogral;
- Pesquisas;
- Dramatização de diversas situações vivenciadas no dia-a-dia;
- Debates;
- Entrevistas.
. Observação direta.
. Conversa informal.
. Atividades orais e escritas.

 3° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Datas Comemorativas:
- Folclore,
- Soldado,
- Independência do Brasil,
- Árvore.
. Conceituar folclore.
. Reconhecer a formação do nosso folclore.
. Reconhecer aindependência do Brasil como a separação definitiva de Portugal.
. Participar com sentimento cívico dos eventos relativos às datas comemorativas na escola e na comunidade.
- Pesquisas;
- Textos informativos;
- Relatórios;
- Cartazes;
- Dramatização (eleição);
. Observação direta.
. Conversa informal.
. Atividades escritas.
. Testes.

 4° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Desenvolvimento:
Avaliação:
. Proclamação da República.
. Símbolos Nacionais.
. Dia da Bandeira.
. Explicar as causas da Proclamação da República, indicando data.
. Estabelecer diferenças entre as formas de governo:
- Monarquia e República.
. Reconhecer os símbolos Nacionais e sua importância cívica.
- Textos informativos;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Cruzadinhas.
. Observação.
. Argüição.
. Atividades escritas.
. Testes.

Artes


 1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Recorte e colagem com revistas e jornais.
. Desenho livre.
.Pintura livre.
. Desenvolver a coordenação motora.
. Percepção de cores e formas.
. Desenvolver a iniciativa e a criatividade.
- Apresentação de jogos e criação teatral.
- Exposição de desenho livre.
- Através de agrupamento por criação desejada
. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.





 2° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Recorte e colagem.
.Desenhos:
- Cego;
- Surpresa;
- Com textura;
- Teatro de vara.
. Desenvolver a coordenação visual e motora.
. Promover o processo de socialização.
.Desenvolver a linguagem oral.
. Dar condições para que a criança libere suas tensões e alcance o maior equilíbrio emocional.
- Pontilhismo;
- Tangram e mosaico;
- Montagem utilizando gravuras;
- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;
- Conversa informal;
- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.
. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.

 3° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Modelagem.
. Recorte e colagem.
. Desenho livre.
. Pintura soprada.
. Pintura a dedo.
. Pintura em pontos.
. Jogral.
. Desenvolver a coordenação motora.
. Proporcionar à criança oportunidades para pensar, planejar, experimentar, descobrir caminhos, soluções, etc.
- Pontilhismo;
- Tangram e mosaico;
- Montagem utilizando gravuras;
- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;
- Conversa informal;
- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.
. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.

 4° Bimestre


Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
. Desenhos a partir de figuras geométricas.
. Recorte e colagem.
. Pintura com peneira.
. Colagem maluca.
. Desenho mágico.
. Impressão com carimbos feitos de legumes.
. Dinâmicas de grupos.
. Promover o processo de socialização.
. Desenvolver a iniciativa e a criatividade.
. Aumentar o grau de percepção visual acerca de detalhes, posições, cores, semelhanças e diferenças.
- Pontilhismo;
- Tangram e mosaico;
- Montagem utilizando gravuras;
- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;
- Conversa informal;
- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.
. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.
Educação Física

 1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
- Queimada.
- Pique-bandeira.
- Alerta.
- Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, discriminar por características pessoas, físicas sexuais ou sociais.
- Organização de partidas;
- Conversas informais;
- Habilidades motoras;
- Coordenação das próprias ações com as dos outros;
- Pretende-se avaliar a aceitação dos alunos as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros;
- Espera-se que o aluno seja capaz de colaborar com os colegas e participe do jogo com entusiasmo.















 2° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
- Jogos moderados;
- Jogos ativos;
- Dança
- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta.
- Conversa informal;
- Cabo de guerra;
- Quadrilha;
- Usar a sugestão dos alunos.
- Pretende-se avaliar se o aluno aceita as limitações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que se diz respeito à sua possibilidade de desempenho e a interação com os outros.

 3° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
- Desfile Cívico.
- Danças folclóricas.
- Olimpíadas.
- Alterações corporais.
- Valorizar algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais culturais;
- Conhecer os limites e às possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde.
- Organização do desfile cívico;
- Conversa informal;
- Caminhada;
- Apresentação folclórica;
- Exercícios corporais (realizar vários movimentos com o corpo);
- Competições entre os alunos de alguns esportes da olimpíada.
- Pretende avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar seu próprio avanço e se nota que esse avanço decorre da perseverança e criatividade.





 4° Bimestre

Conteúdos:
Objetivos:
Atividades:
Avaliação:
- Jogos variados;
- Competição;
- Situação de esforço e repouso.
- Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as com recurso para usufruto do tempo disponível.
- Campeonato;
- Recreação livre;
- Usar alguns objetos como bola, peão, peteca, corda, etc.
- Pretende-se avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para a saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar o próprio avanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário